CETRAN-GO e DETRAN-GO unidos em prol da municipalização de trânsito

O Conselho Estadual de Trânsito esteve reunido com o Departamento Estadual de Trânsito, nesta segunda-feira, para unifcar o plano de trabalho em prol de municipalizar e integrar os municípios ao Sistema Nacional de Trânsito. Uma meta desafiadora onde a união destes órgãos de trânsito é primordial para concretização do objetivo.

Foram abordados a missão, a competência e o trabalho que está sendo realizado neste momento pelo CETRAN-GO, que coordena juntamente com as Prefeituras o processo de Integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito, bem como houve o alinhamento e ajustes das necessidades para que junto ao DETRAN-GO haja alcance de um número maior de municípios.

O município integrado ao SNT deve ser entendido como um regime de colaboração entre os três níveis de governo, em que cada um faz sua parte e todos, juntos, trabalham pelo trânsito em condições seguras e em defesa da vida.

As responsabilidades atribuídas aos municípios são importantes, pois tratam de assuntos de interesse local. Por outro lado, é oportuno salientar que ao “municipalizar” o trânsito, o Município deve avaliar sua realidade e peculiaridades, evitando, assim, estruturas complexas e onerosas. O aproveitamento da estrutura existente e as parcerias fazem parte das boas práticas recomendadas.

Goiânia, 19 de junho de 2017.