Curso de Pilotagem em duas rodas HONDA do Brasil

O Conselho Estadual de Trânsito, com apoio do Prefeitura de Senador Canedo, em parceria com a HONDA do Brasil, promoveu o Curso de Pilotagem HONDA nos dias 23 e 24 de novembro. O treinamento reuniu agentes de trânsito e guardas municipais do município, além de Caldas Novas, Rio Verde, Trindade, Anápolis, Aparecida de Goiânia. Foram uma média de 20 horas de aulas teóricas e práticas sobre condução segura da motocicleta.

Na abertura do curso, o secretário executivo do Conselho Estadual de Trânsito, André Luiz Gomes Schroder, ressaltou a parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito de Senador Canedo, que tem como objetivo melhorar a qualidade do trabalho dos agentes. “É importante um curso de aperfeiçoamento que auxilia na prevenção de acidentes”, ressalta.

Em fala o superintendente municipal de trânsito Arisberto Pereira da Silva disse que o aperfeiçoamento é necessário principalmente pelos agentes e guardas municipais, estes que muitas vezes ficam em risco ao trafegarem em alta velocidade durante ocorrências.

O curso foi ministrado pela instrutora de pilotagem Jaqueline Cristina Poltronieri, do Centro Educacional de Trânsito Ronda. Além das aulas teóricas, os 28 alunos também tiveram aulas práticas em uma pista montada, para aperfeiçoar direção evasiva e ofensiva. “É um curso para minimizar riscos durante a pilotagem. Vão ser passados a importância do uso dos equipamentos de proteção individual e a importância da frenagem de forma mais eficiente. Principalmente o uso correto e positivo da motocicleta”, concluiu.

Parceria com foco na segurança

O curso de pilotagem Honda é uma parceria do CETRAN-GO com apoio da Superintendência Municipal de Trânsito de Senador Canedo. Participaram da formação 24 agentes, sendo do município e convidados, além de 4 guardas municipais convidados.  A gestora pública do Cetran, Priscila Carandina disse que o treinamento é importante para a segurança no trânsito.  "É preciso melhorar o aperfeiçoamento dos agentes, para garantir a segurança do trabalhador. O número de acidentes com motocicletas conduzidas por profissionais é menor em relação ao condutor comum e neste aspecto observa-se a importância do treinamento ”, explica.

O agente de trânsito Pedro Henrique dos Santos fala da importância de um treinamento como este. “ Temos assim uma maior garantia de segurança, ao conhecermos o risco da motocicleta e também de técnicas para uma direção mais segura”.

O treinamento tem como objetivo aprimorar a formação e desenvolver habilidades na condução segura da motocicleta, com foco de atenção para a vida do condutor e de terceiros integrantes do trânsito. Serão oferecidos dois cursos simultaneamente: o Fundamental de Pilotagem HONDA e o Avançado de Pilotagem HONDA, ambos com aulas teóricas e práticas.

O CETRAN-GO, afirma que a parceria com a HONDA do BRASIL se estenderá a vários municípios goianos e que já existe um cronograma para atender a demanda solicitada.

Fonte: Prefeitura de Senador Canedo

Goiânia, 28 de novembro de 2016.